SEJA BEM-VINDO!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COMO DIVIDIR TEXTO

HISTÓRIA DE TRÊS MARIAS

 
 O município de Três Marias nasceu do antigo distrito de Barreiro Grande, que se emancipou de Corinto em 1963. Supõe-se que o início do povoamento começava em Andrequicé, desmembrado de Corinto no mesmo ano. A região começa seu despontamento como região agro-pastoril e entreposto comercial. Exames arqueológicos e documentais permitem saber que a região onde se encontra o município de Três Marias fora ponto de fixação de fazendeiros, de grande cabedal constituindo uma fronteira agrícola importante num momento em que Minas Gerais ainda não vislumbrava a febre do ouro.

 História de Três Marias - Minas Gerais
Os caminhos gerais do sertão cruzavam certamente as paragens ribeirinhas, o que criava um incipiente movimento colonizador. Além desses, outro fator é o ponto geográfico, caminho obrigatório no processo de descoberta e interiorização do Brasil, caminho entre Maranhão, Bahia, Goiás, Mato Grosso ao resto da colônia. A grande área entre a Bahia e as nascentes do rio Pará eram controladas pelo potentado Manuel Nunes Viana, um dos homens mais poderosos na história de Minas Gerais.
História de Três Marias
Em maio de 1957, o então presidente, Juscelino Kubitschek, iniciou o trabalho de construção da barragem de Três Marias, objetivando a regularização do curso das águas do rio São Francisco nas cheias periódicas e melhorar a navegabilidade, a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. O projeto era empreendedor e significou a construção de uma das maiores barragens de terra do mundo. A conclusão da obra se deu em janeiro de 1961.
Origem do nome
A origem do nome Três Marias gera dúvidas até hoje. Algumas versões apontam para a menção astronômica das três estrelas pertencentes a constelação de Orion, perfeitamente vistas nessa região. No ponto de vista geográfico, há referencias que esse nome seria originário do número de cachoeiras existentes no local onde foi construída a represa que eram três. Na crendice popular contam os nativos da região que a denominação é atribuída às três irmãs que oravam à margem direita do rio.
História de Três Marias - Minas Gerais
Outra história aponta para as irmãs trigêmeas de nome Maria que moravam no sopé de uma das cachoeira existentes. Essa cachoeira passou a se chamar Três Marias, mas foi extinta com a conclusão da barragem. A última versão, aceita pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), conta que três Marias teriam morrido no rio.

Fonte: Inventário da Oferta Turística do Município de Três Marias


Nenhum comentário:

Postar um comentário